segunda-feira, 30 de maio de 2011

Efluentes Liquidos - Notícias

Tratamento de efluentes líquidos é ecológico e economicamente correto

Workshop transmitido ao vivo pela TV Interativa foi assistido por mais de 600 empresas
Com transmissão da TV Interativa do Ciesp a mais de 600 empresas, aconteceu na quinta-feira (24), em São Paulo, o workshop “Tratamento de Efluentes Líquidos”, terceiro de um total de sete programados até o fim do ano e que tem por objetivo orientar as indústrias no gerenciamento dos principais temas ambientais.

Apresentado por Regis Nieto, gerente do setor de Efluentes Líquidos da Cetesb, o workshop foi pontuado por ações que são realizadas para o tratamento de produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos, lançados no meio ambiente.

Nieto relatou que, tanto no Estado de São Paulo como no Brasil, os efluentes líquidos industriais e domésticos devem atender aos padrões de emissão, conhecidos tecnicamente como "end of pipe", tecnologia para o tratamento e o controle dos resíduos no final do processo produtivo.

O gerente também comentou sobre o reúso dos efluentes e do aproveitamento do lodo que é retirado durante o tratamento, servindo, entre outras coisas, para fins agrícolas (aplicação em áreas de reflorestamento) e também na produção de cimento.

O tema do workshop é relevante, especialmente se for levada em conta a atual crise nos recursos hídricos, como a escassez de água em algumas regiões. Quando se refere às indústrias de papel e celulose, por exemplo, essa necessidade fica ainda mais presente, já que esta atividade industrial exige grande consumo de água gerando enorme quantidade de efluentes. Geralmente, os efluentes da indústria de papel e celulose apresentam intensa coloração e a etapa de branqueamento da celulose é a que apresenta o maior potencial poluidor.

No final da apresentação, Regis Nieto respondeu a inúmeras questões das diretorias regionais que assistiam ao evento.

O diretor de Meio Ambiente do Ciesp, Eduardo San Martin, coordenador técnico do evento, destacou ao final da apresentação a importância de eventos como os workshops promovidos em parceria com a Cetesb e fez um apelo para que mais empresas participem: “Quanto maior for a conscientização das indústrias, melhor serão os resultados para a causa ambiental e saúde da população”.

http://www.ciesp.com.br/ciesp/WebForms/interna.aspx?campo=2804&secao_id=28

Nenhum comentário:

Postar um comentário